Colégio Nobilis
Colégio
NOBILIS
A nobre arte de ensinar

Transtorno de dependência de tela: Você sabe o que é?

Vamos pensar um pouco? Quando você sai de casa e convive em lugares públicos, é algo natural que existem várias crianças com os olhos colados em uma tela que, inclusive, pode ser tão grande quanto o rostinho. O fato de ser algo natural é o fator preocupante dessa história.

Embora tenhamos testemunhado diversos avanços tecnológicos incríveis no século XXI, os pais perceberam que entregar a uma criança o seu smartphone ou tablet é uma solução conveniente para tédio ou acessos de raiva.

No entanto, essa coisa chamada “tempo de tela” está criando novos problemas de saúde mental e comportamentais em crianças pequenas. Algumas delas choram, algumas quebram as coisas e outras até ameaçam o suicídio.

 Transtornos de dependência da Internet

  • Transtorno de jogos na Internet
  • Uso problemático da internet
  • Uso compulsivo da internet
  • Uso patológico de videogames
  • Vício em vídeo games
  • Uso de tecnologia patológica
  • Vício em jogos online
  • Dependência de telefone celular
  • Vício do site de rede social
  • Vício no Facebook

No artigo de pesquisa do Dr. Aric Sigman, psicólogo, publicado no Jornal da Associação Internacional de Neurologia Infantil, ele escreve: “‘Adicção’ é um termo cada vez mais usado para descrever o crescente número de crianças que participam de uma variedade de diferentes atividades de tela em um dependente, de maneira problemática “.

Ainda falando sobre a dependência, de acordo com Claudette Avelino-Tandoc, especialista em Vida Familiar e Desenvolvimento Infantil e Consultora de Educação Infantil, crianças de 3 ou 4 anos podem ter SDD. Em uma entrevista, Avelino-Tandoc explica que as crianças com SDD agarram seus aparelhos no momento em que acordam e comem na mesa com os olhos colados na tela, jogando games, assistindo shows ou manipulando apps.

O distúrbio manifesta uma miríade de sintomas, incluindo insônia, dor nas costas, ganho ou perda de peso, problemas de visão, dores de cabeça e má nutrição como sintomas físicos. Ansiedade, desonestidade, sentimento de culpa e solidão são os sintomas emocionais. Muitos daqueles que sofrem do transtorno preferem se isolar dos outros e são frequentemente agitados e sofrem alterações de humor, acrescenta Avelino-Tandoc.

Com base na pesquisa de Sigman, aqueles que são viciados em telas também exibem comportamento dependente e problemático, incluindo sintomas de abstinência, aumentando a tolerância (para uso de tela), incapacidade de reduzir ou interromper as atividades da tela, mentindo sobre a extensão do uso, perda de interesses externos e continuação do uso da tela, apesar das consequências adversas.

Enquanto a pesquisa para esta desordem continua, estudos prévios mostram que aqueles com SDD têm “diferenças microestruturais e volumétricas, ou anormalidades de, cinza e substância branca” no cérebro, comparadas àquelas sem, de acordo com o Dr. Sigman.

Em outras palavras, um dos efeitos de longo prazo do SDD é o dano cerebral, diz Avelino-Tandoc. Ela se refere a estudos que mostram como os cérebros jovens são afetados pelo vício da tela – o controle dos impulsos (ou aquela parte do cérebro que lhe diz para fazer as coisas) sofre, juntamente com a capacidade do cérebro de planejar, priorizar e organizar. Outro resultado alarmante é que se diz que danifica uma área conhecida como ínsula, que desenvolve empatia e compaixão pelos outros. Tempo de tela excessivo também leva ao processamento de informações ineficiente e desempenho insatisfatório da tarefa.

“Dispositivos ou gadgets não são ruins por si só. São ferramentas úteis e essenciais para comunicação, pesquisa, aprendizado, entretenimento, entre outras coisas. Os pais estão lidando com aprendizes do século XXI, o que chamamos de “nativos digitais”. Eles devem permitir que seus filhos manipulem essas ferramentas. No entanto, o equilíbrio é a palavra-chave ”, diz ela.

Pensando nisso, deixaremos 5 dicas especiais para conseguir entender e lidar com filhos com transtorno de dependência de tela

De acordo com as novas recomendações da Academia Americana de Pediatria para o uso de mídia infantil e os métodos do Dr. Lynn:

1 – Para crianças menores de 18 meses, evite o uso de mídia de tela diferente de bate-papo por vídeo. Pais de crianças de 18 a 24 meses de idade que desejam introduzir mídia digital devem escolher uma programação de alta qualidade e assisti-la com os filhos para ajudá-los a entender o que estão vendo.

2 – Para crianças de 2 a 5 anos, limite o uso da tela a 1 hora por dia de programas de alta qualidade. Os pais devem co-visualizar mídia com crianças para ajudá-las a entender o que estão vendo e aplicá-las ao mundo ao seu redor.

3 – Para crianças de 6 anos ou mais, estabeleça limites consistentes para o tempo gasto usando a mídia e os tipos de mídia, e certifique-se de que a mídia não substitua o sono adequado, a atividade física e outros comportamentos essenciais à saúde.

4 – Defina regras básicas com antecedência e aplique-as ao designar tempos livres de mídia juntos, como jantar ou dirigir, bem como locais sem mídia em casa, como quartos.

5 – Mantenha conversas comunicando-se continuamente sobre cidadania e segurança on-line, inclusive tratando outras pessoas com respeito on-line e off-line.

FONTES:

BLOG PSICOLOGIAS DO BRASIL

BLOG ALEGRIA DA VILA