Benefícios da meditação para crianças e adolescentes

É normal que o instinto seja buscar práticas e estratégias para auxiliar no desenvolvimento dos filhos. Muitas vezes, essa procura é feita com foco em um objetivo a ser alcançado. Em outras é apenas a busca constante para melhorar as condições gerais.

Quando falamos em meditação, falamos em focar toda a atenção em um único ponto. Por exemplo focar na respiração para que possa sentir, conhecer e experimentar o que está no seu interior.

Como as crianças e os adolescentes ficam muitas horas em eletrônicos e envolvidas em inúmeras atividades, além da ‘’famosa’’ preocupação com o vestibular e o curso a ser escolhido, isso tem gerado uma série de desafios na vida deles, como o cansaço, a agitação, a ansiedade e falta de concentração. A meditação, com certeza, vai ajudá-las a encontrar dentro si mesmas sentimentos e respostas, que podem até eliminar esses desafios.

Levando em consideração o fato de que a meditação pode ser feita em casa, sem a necessidade de procurar um espaço especifico para ter um direcionamento certo para eles, trouxemos dicas para conduzir estas meditações em casa. O envolvimento dos pais neste momento é muito importante, até para que esta prática seja constante na vida dos filhos.

Dicas para Conduzir Meditações com Crianças e Adolescentes

• Indução ao Relaxamento

É importante utilizar alguma técnica de indução ao relaxamento, nesse caso você pode pedir para que façam uma inspiração profunda e exalação completa de 2 a 3 vezes enquanto fecham os olhos.

Inspiração profunda pelo nariz até contagem de 4 e exalação completa pela boca até a contagem de 4, por exemplo.

• Contar histórias

Segunda dica muito importante é a utilização de um elemento lúdico para atiçar a imaginação e utilizar a área criativa do cérebro dos pequenos. Este elemento lúdico nada mais é que ir narrando uma história. Um exemplo é: a criança ou o jovem vai entrando num oceano atrás de um baú de tesouro, ou no espaço atrás de um planeta desconhecido ou até mesmo no castelo em mundo mágico atrás de uma sala cheia de tesouros, então nesse ponto é importante adaptar essa narrativa a faixa etária das crianças e adolescentes em questão.

E também é muito importante narrar essa história evocando sensações como cheiros, imagens, cores, texturas e emoções positivas.

• Local Seguro

A terceira dica é que depois que elas entrarem na história elas cheguem em um lugar seguro onde elas encontram a imagem ou foto das pessoas que elas amam e ao final guardem essa sensação no coração com muito amor.

• Música Suave de Fundo

Você pode usar uma música suave de fundo, mas um ponto de atenção aqui é que você só comece a colocar a música para tocar depois de feito o relaxamento e iniciada a história.

Do contrário, começando pela música, as crianças não vão mais conseguir focar na sua voz.

• Tempo Máximo

A quinta e última dica é com relação ao tempo, não ultrapasse os 5 minutos. As crianças podem se distrair no meio se o tempo de meditação for superior a isso.

Unindo todas essas dicas não tem erro, o importante é que você apele para imaginação criativa das crianças, ressaltando elementos de cor, som, cheiro e brilho durante a narrativa da história que você contará na sua meditação com bastante detalhes.

Para concluir com chave de ouro, vamos falar sobre alguns benefícios maravilhosos que a meditação pode agregar à vida das crianças e dos adolescentes?

12 benefícios:

• Acalma e relaxa o corpo
  • Aumenta a concentração e o foco
  • Desperta a intuição e a sabedoria
  • Ajuda a lidar e a controlar as emoções
  • Auxilia na superação do medo, da raiva, da inquietude e da ansiedade
  • Produz quietude mental
  • Desenvolve o autocontrole e a capacidade de lidar com conflitos
  • Inspira a capacidade de perdoar e de aceitar o outro
  • Motiva a cultivar bons pensamentos
  • Ajuda a acessar as qualidades da alma
  • Incentiva o cultivo dos bons hábitos
  • Conduz o praticante a um estado de felicidade permanente

Para crianças/adolescentes mais agitados, converse após as meditações caso não tenha muito sucesso, isso evitará possíveis frustrações. Explique que acontecerá com o tempo e que a persistência é fundamental neste momento e esta prática ajudará neste ponto também.

FONTES:

Cris Pitanga – Meditação para Crianças

Meditação para crianças: dicas e benefícios

Escola da Inteligência