A importância de ver o aluno como protagonista no novo cenário educacional do país

A tradicional ideia de que o conhecimento em sala de aula está centrado no professor ou no aluno tem dado espaço para uma outra forma de pensar a educação.

Agora vemos o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem, em uma relação de troca com o professor, em uma via de mão dupla em que ambos aprendem e se desenvolvem.

Quando os pais tomam ciência dessa posição fica muito mais fácil gerir essa nova fase educacional.

No entanto, trata-se de um modelo ainda muito sutil, pois estamos em um processo transitório, caminhando em direção à mudança.

Em muitos lugares  ainda existe enraizado o modelo antigo, sentimos isso quando recebemos algum aluno de outras escolas, mas é importante dizer que a mudança começa a partir do que fazemos em nossa prática cotidiana. Isso auxilia os novos e fortalece os mais velhos de “casa”

Pensando nisso, a seguir, elencamos alguns pontos importantes sobre o assunto que podem nos ajudar a apoiar em casa as práticas de sala de aula.

1. Desenvolver a capacidade autônoma do aluno, usamos essa dinâmica para fortalecer decisões importantes.

Ver um aluno como protagonista de seu aprendizado significa, entre outras coisas, oferecer a ele autonomia, estimulando-o a buscar informação e a construir conhecimento caminhando com as próprias pernas.

Isso não significa deixá-lo a própria sorte, mas sim mediar o processo de aprendizagem acompanhando os seus projetos desde o início até a finalização.

Nesse novo formato, o professor abre os caminhos para que o estudante pesquise os conteúdos e descubra a melhor maneira de absorvê-los.

1. Dinamizar as aulas

Incluir novas tecnologias, informações e as ferramentas trazidas por elas durante as aulas poderá contribuir com o protagonismo em sala de aula.

Mas é importante ressaltar que aluno se sente parte do “processo”, interagindo em sala, sugerindo atividades e compartilhando experiências com os outros alunos, pois do contrário corre-se o risco de ser uma ferramenta de uso aleatório. Isso pode ser utilizado em casa também! Dá um resultado maravilhoso para integração!

1. Estimular a criatividade

Outra vantagem considerável de transmitir o protagonismo para os alunos é que estimulamos a capacidade criativa de cada um. Dá uma olhada em nosso Facebook e verifica as atividades que fazemos dia a dia.

“Fazer isso é essencial ao protagonismo estudantil, pois a criatividade é uma função nobre da inteligência que motiva o aluno a desenvolver o olhar multifocal, pensar fora da caixa e sair do lugar comum.”

Assim, desenvolve-se a capacidade de analisar as situações, fazer escolhas, corrigir rotas, estabelecer metas, administrar as emoções e gerenciar os pensamentos.

Se o ambiente não é favorável, eles se tornam engessados, desinteressados e perdem a curiosidade natural pelas coisas. Isso vale para tudo.

1. Incentivar o pensamento complexo

Perceber que uma situação pode ser vista de diferentes formas, por diversos pontos de vista é importante para uma educação que visa ao protagonismo.

Pois o aluno que é capaz de perceber a realidade sob diferentes pontos de vista, desenvolvendo o pensamento crítico, fazendo relações entre os assuntos, compreende que não há uma única forma de enxergar a realidade e aprende a expor ideias e opiniões sobre diversos assuntos sem imposição.

1. Melhorar a cooperação na sala de aula

O resultado de ter o aluno como protagonista no processo de aprendizado é positivo e contribui muito para a cooperação na sala de aula.

É claro que pode ser necessário estabelecer algumas regras para que essa dinâmica funcione, mas o objetivo é aproveitar o que cada pessoa tem de melhor para um aprender partilhado.

Essa forma de aprendizado permite explorar melhor as dificuldades e facilidades de cada aluno, favorecendo a criação de um ambiente mais compreensivo e colaborativo.

1. Demonstrar ao aluno que ele também é fonte de conteúdo

Oferecer um espaço em sala de aula para cada pessoa possa partilhar suas experiências e adquirir novos conhecimentos é a essência de um trabalho voltado ao protagonismo na educação. Todos nós temos algo a ensinar e muito a aprender.

Esse trabalho significa dar voz a todos, enxergando cada um em sua particularidade uma capacidade de construir.

E então, como você enxerga seu aluno, seu filho, no protagonismo do próprio processo de aprendizado?

Pra Refletir!!!