7 dicas para começar bem o segundo semestre

O recesso do meio do ano é, claramente, um valioso momento de descanso para alunos e funcionários de uma instituição de ensino. Apesar disso, não se pode negligenciar o momento de volta às aulas. Assim, o intervalo entre o primeiro e o segundo semestre também é um momento importante para fazer um balanço dos conteúdos aprendido e, é claro, das notas para ficar claro onde está indo bem ou não tão bem assim. É importante que essa reflexão aconteça para começar o segundo semestre com ‘’a casa arrumada’’ e colocar mais dedicação onde antes não havia muita.

Para ajudar nesse processo de organização, separamos 7 dicas que podem ser amigas neste processo de revisão.

Além disso, lembre-se de que é sempre válido pedir ajuda aos pais, irmãos mais velhos, professores e amigos para conseguir organizar tudo da maneira mais produtiva.

1 – Se você ainda não tem uma agenda para organizar seus compromissos escolares está na hora de providenciar uma. Registre lições de casa, datas para entrega de trabalhos individuais e em grupo, pesquisas, visitas, atividades extraclasse e provas. A consulta diária ajuda no aproveitamento do tempo.

2 – Mantenha o horário das aulas em um lugar fácil de consultar, como por exemplo, na capa do caderno. Antes de ir para a escola, não esqueça os materiais que devem ser levados para as aulas de cada dia.

3 – Estudar apenas na véspera das provas não é uma boa estratégia. Dedique-se de forma contínua e aproveite as aulas para realizar tarefas e trabalhos e eliminar dúvidas.

4 – Notou que ficou com dúvidas mesmo depois da explicação? Não deixe para depois e pergunte ao professor. Colegas que não tiveram dúvidas também podem te ajudar.

5 – Organize o local de estudo em sua casa. Quanto mais tranquilo e silencioso for este local, melhor para sua concentração. TV, rádio, celular, iPod, não são bons parceiros para estes momentos.

6 – Reserve um horário fixo para fazer suas lições e atividades escolares. O hábito ajuda a estabelecer uma rotina diária de estudos.

7 – Finalmente não se esqueça de reservar um tempo diário e semanal para as atividades de lazer que você mais gosta ou para colaboração em tarefas da casa ou da comunidade. Elas serão bem mais divertidas se você já tiver cumprido seus compromissos escolares.

FONTES: