Filmes Infantis: 5 Opções Educativas para assistir novamente nessas Férias

O cinema pode ser muito mais do que entretenimento. Com o poder de despertar emoção, reflexão e conhecimento que podem causar impactos para a vida inteira, ensinando valores e propondo novas formas de pensar, especialmente para crianças. De fato os filmes podem imitar e/ou ampliar o plano da realidade, proporcionando diversas experiências em uma única sessão! Se você tem filhos em casa – sejam eles pequenos ou crescidos – aproveite aquela sessão em família para assistir a um destes filmes que separamos com carinho para você:

1- As aventuras de Peabody e Sherman

As aventuras de Peabody e Sherman é um filme que trata de questões como bulling e preconceito de uma forma simples e linda. Além disso, trata da importância da aprender história e ciência.

Sinopse: Sr. Peabody é o cão mais inteligente do mundo. Após ganhar o prêmio Nobel e criar diversas invenções que ajudaram a humanidade, ele resolve adotar um bebê humano que encontrou abandonado na rua. Responsável por sua educação, Peabody constrói uma máquina do tempo para mostrar ao jovem Sherman os fatos históricos estando presentes nele. Entretanto, um novo desafio se apresenta para Sherman quando ele, pela primeira vez, precisa ir à escola. Lá ele se torna alvo de provocações de Penny, com quem acaba brigando no pátio. Temendo perder a guarda do garoto, Peabody organiza um jantar em sua casa com Penny e seus pais. Só que mais uma vez a garota provoca Sherman, que acaba descumprindo a orientação do pai adotivo e lhe mostra a máquina do tempo. Não demora muito para que ambos viagem pelo tempo, causando diversos problemas.

2- O Rei Leão

Esse clássico não poderia faltar na lista. O que dizer de Simba e toda sua história? Um filme apaixonante e que transmite muitas mensagens de amor, força e amizade. Sem contar a forma simples e sincera como a morte e o luto são abordados. O Rei Leão também tem continuação.

Sinopse: Mufasa, o Rei Leão, e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki, mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

3- Operação Big Hero

Este é um título que valoriza a educação. Em “Operação Big Hero”, por trás de toda a aventura de super-heróis e super-vilões ele explora a questão do luto, muito importante, além do fato de que o irmão mais velho ensina o mais novo que a faculdade pode ser um lugar legal. E que, lá, ele pode usar sua facilidade com matemática e robótica para criar coisas que ajudem os outros.

Sinopse: O grande robô inflável está sempre a postos para cuidar de Hiro Hamada. Quando algo devastador assola a cidade, o menino prodígio, seus amigos e o robô formam um grupo de heróis para combater o mal.

4- Wall-E

Entrando no tema ”meio-ambiente”, “Wall-E” é, romântico, fofo e forte na mesma medida, feito para crianças e adultos.É um robozinho cuja função é compactar o lixo na Terra, enquanto os humanos vivem confortavelmente numa estação espacial. Na verdade, logo descobrimos que o planeta se tornou infértil pelo mau uso e que essas pessoas esperam poder voltar um dia. Além de abordar a questão do lixo e da natureza, o filme ainda alerta para o sedentarismo e a apatia da vida hiperconectada.

Sinopse: WALL-E, abreviação de Waste Allocation Load Lifter Earth-class, é o último robô deixado na Terra. Ele passa o dia arrumando o lixo do planeta. Mas por 700 anos, WALL-E desenvolveu uma personalidade e é mais do que um robô. Ao avistar Eve, uma sonda mecânica em missão à Terra, ele se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia.

5- Moana

Além de apresentar características do comportamento, profissão, geografia e fenótipo, o filme ensina um pouco sobre a mitologia destas culturas. Pouco conhecidos pelos ocidentais, os deuses e semideuses polinésios são apresentados para o público da perspectiva dos nativos. Sem contar que o semideus Mauri é o coadjuvante principal da trama.

O filme também quebra estereótipos femininos. A protagonista Moana, que é filha do rei, recusa o título de princesa e sai em busca da sua vocação de navegante, tradicionalmente exercida por homens.

Sinopse: Uma jovem decide velejar através do Oceano Pacífico, com a ajuda de um semi-deus, em uma viagem que pode mudar a vida de todos.

E finalizamos esta listinha de filmes infantis educativos para assistir com as crianças lembrando que pipoca combina com filme! Faça pipoca e aproveite uma tarde gostosa  com as crianças, pode ter certeza que lembrarão durante a adolescência e a vida adulta.

E assim termina minha listinha de filmes infantis educativos para assistir com as crianças. Faça a pipoca e aproveite uma tarde com os pequenos, são esses momentos que eles irão lembrar e levar no coração quando crescerem!

FONTE:

BLOG – A mãe coruja