9 Filmes com Lições de Vida: Opções para você e seus filhos podem assistir

Grande aliado da educação, o cinema ajuda a perceber na prática como as ideias podem se transformar em ações. No universo infantil, as animações são opções que podem oferecer lições valiosas sobre todos os aspectos da vida, principalmente o emocional.

Como é bastante comum que os adultos também sejam atraídos pelos desenhos, a diversão pode se tornar uma oportunidade para a família se reunir, pensar e discutir temas importantes que afetarão o futuro de todos. A educação dos filhos é algo indelegável: a transmissão de valores às nossas crianças e adolescentes devem estar sempre como uma prioridade na família.

Pensando nisso, selecionamos para você e sua família 9 filmes que transmitem valores essenciais para uma vida saudável.

1- Zootopia: essa cidade é o bicho

Uma fábula no sentido mais estrito do termo, essa animação da Disney Animation Studios apresenta uma cidade repleta de animais que vivem segundo regras de convivência, ocupando seus bairros-habitat. A protagonista Judy entra para a Polícia, mas não consegue ir além do cargo de guarda de trânsito por ser uma coelha e, assim, o filme abre seu leque de discussões que tratam de preconceito, corrupção, violência e outros problemas enfrentados em cidades mundo afora. Com determinação, ela consegue investigar um grande caso, mas percebe que a sociedade é muito mais complexa do que se imagina. O longa de 2016 é uma metáfora interessante, que pode suscitar discussões frutíferas entre os mais jovens e os mais velhos.

Sinopse: Em uma cidade de animais, uma raposa falante se torna uma fugitiva ao ser acusada de um crime que não cometeu. O principal policial do local, o incontestável coelho, sai em sua busca.

2- Extraordinário (2017)

Extraordinário conta a história de Auggie Pullman, um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformação facial e que, após 27 cirurgias, vai finalmente frequentar uma escola regular e lidar com todas as situações difíceis e possíveis para uma criança. É um filme lindo, tocante, que aborda um tema muito importante que é a inclusão e a beleza de ser diferente. Além de atentar também para as relações familiares em geral, o filme aborda sobre comportamentos em sociedade. Acho um longa essencial pra toda família assistir! Ele destaca assuntos que precisam ser abordados na atualidade. Impossível não se emocionar e se apaixonar pelo protagonista.

Sinopse: Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformidade facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, pela primeira vez. No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.

 

3- Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas, seja uma das adaptações em filme ou em desenho, passa a mensagem do autoconhecimento. Ela, como uma menina curiosa, segue o coelho branco e acaba caindo em sua toca, chegando ao País das Maravilhas. Levada pela curiosidade, aprendemos com Alice que a curiosidade é sempre bem vinda, desde que saibamos lidar com ela, afinal ela observa e vive momentos e situações diferentes que pedem expansão para poder lidar. Incentivar as crianças a serem curiosas é extremamente importante, mas devemos lembrar de que lidar com o desconhecido pode gerar medo, a princípio, e um apoio para passar por estes momentos é sempre bem vindo. Escolha uma das adaptações e entre no País das Maravilhas com as crianças!

Sinopse: O filme conta a história de Alice, uma menina que persegue um coelho branco de colete e relógio de bolso, até uma toca. Ela cai e chega a um lugar muito esquisito, o País das Maravilhas. Lá ela encontra diversos animais e plantas que falam, um chapeleiro maluco, um gato que pode desaparecer, animais misturados com objetos, um feriado chamado “desaniversário”, cartas de baralho que possuem vida, uma Rainha tirana que manda cortar as cabeças, além de muita confusão.

 

4- Ratatouille

Uma grande lição que este filme nos transmite é que somos capazes de buscar nossos objetivos , mesmo que surjam empecilhos, críticas (que podemos usar como trampolim para estarmos em constante melhora), preconceitos e decepções qe existem durante a trajetória. Tudo é válido quando percebemos nos obstáclos um ensinamento e, acima de tudo, o valor de amar tudo o que temos e somos.

Sinopse: Remy reside em Paris e possui um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e desfrutar as diversas obras da arte culinária. O único problema é que ele é um rato. Quando se acha dentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade.

5- Lilo & Stitch

Esse longa-metragem causou sensação quando foi lançado. Filmado no Havaí, com música de fundo de Elvis Presley  e com personagens cativantes, conseguiu ser candidato ao Oscar na categoria de melhor filme animado em 2002.

Os valores fundamentais que são mostrados nesse filme são a importância da família, a autoestima e o valor. Se você quer que seus filhos aprendam uma lição de vida enquanto se divertem, a história de amizade entre Lilo e Stitch deve estar entre as suas seleções.

Esse longa metragem também nos deixa uma mensagem muito valiosa: todos nós podemos mudar. As pessoas são como são devido às circunstâncias que viveram. O caráter se modifica com o passar do tempo, com as experiências e conforme vamos amadurecendo. Por esse motivo não devemos julgar à primeira vista.

Sinopse:  Lilo é uma garota que adora cuidar de animais menos favorecidos. Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes. Até que, em um belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch, um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Agora, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, ficando amigo de Lilo.

6- Valente

Valente trás uma história emocionante de autoconhecimento, compaixão, bravura e determinação. Além disso, mostra a evolução no relacionamento inicialmente conturbado entre mãe e filha (muito comum hoje em dia). Este filme pode trazer ensinamentos significativos tanto para o adulto quanto para a criança. Ouvir é sempre a melhor maneira de encontrar soluções e evitar que as crianças cresçam e tornem-se adolescentes distantes e com pré disposição a resolver conflitos com violência.

Ao final da história, mãe e filha vêem que a diferença faz parte da vida e que mesmo tendo pensamentos divergentes, elas se amam e isso é o mais importante. E o rei, pai de Merida, vê que a filha pode ser uma guerreira, mesmo sendo mulher e o suceder na luta pela proteção do reino.

Sinopse: A princesa Merida deve seguir os costumes do seu reino e tomar-se rainha ao lado do cavalheiro que conseguir a sua mão durante um torneio de arco e flecha. Mas Merida está determinada a trilhar o seu próprio caminho e desafia a tradição ancestral.

7- Divertidamente

Divertidamente é uma animação da Disney que aborda o tema da inteligência emocional de forma simples e didática. Ao tratar sobre emoções tão diretamente, se tornou uma referência no assunto, capaz de inspirar tanto famílias quanto educadores.

Neste filme, podemos transmitir para as crianças que todas as emoções importam, as mudanças são inevitáveis e que é muito importante se expressar. Aos pais, devemos lembrar que as pequenas crises das idades devem ser encaminhadas com tranquilidade e amor, afinal, elas levam as crianças ao autoconhecimento, tendo em vista que a cada momento elas se deparam com algo desconhecido.

Sinopse: Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.

 

8- A Invenção de Hugo Cabret

A adaptação do livro homônimo mostra um órfão (Butterfield) que vive escondido numa estação de trem de Paris e tem apoio de uma amiga para desvendar um mistério que envolve um robô herdado do pai. Este filme retrata muito bem a importância da amizade em todos os momentos.

Sinopse: Hugo é um garoto de 12 anos que vive numa estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalha em um museu, morre pouco depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide. Hugo faz amizade com uma jovem que tem uma chave que cabe no fecho existente no robô. É o início de uma surpreendente aventura.

 

9- As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia transmite ensinamentos maravilhosos sobre a bondade, lealdade e confiança em si e naqueles que amamos. Sempre teremos uma escolha, não importa quão difícil pareça, encare os desafios e colha os frutos da honestidade.

Sinopse: Durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial de Londres, quatro irmãos ingleses são enviados para uma casa de campo onde eles estarão seguros. Um dia, Lucy encontra um guarda-roupa que a transporta para um mundo mágico chamado Nárnia. Depois de voltar, ela logo volta a Nárnia com seus irmãos, Peter e Edmund, e sua irmã, Susan. Lá eles se juntam ao leão mágico, Aslan, na luta contra a Feiticeira Branca.

FONTES:

AdoroCinema

Artigo – lições que os filmes infantis nos ensinaram sobre a vida real

Artigo – 11 filmes inspiradores (e com lições de vida incríveis!) para ver já

Artigo – 7 filmes infantis e suas lições de vida