Feira das Profissões: sua importância para os alunos do Ensino Médio

Quando entramos no Ensino Médio, a grande questão dos três anos é: ”qual profissão seguir?” Decidir a carreira ideal de acordo com o perfil e interesses é complexo, a profissão deve despertar interesse e manter motivado a correr atrás dos objetivos e por este motivo a ansiedade cresce entre os adolescentes.

Felizmente, existem eventos voltados especialmente para esse público, como as feiras de profissões, que auxiliam vestibulandos a conhecerem melhor as opções do mercado de trabalho.

O que é uma feira de profissões?

A feira das profissões é um evento promovido por instituições de ensino com o objetivo de apresentar aos vestibulandos o universo acadêmico e profissional das carreiras. É uma excelente oportunidade para os estudantes que estão saindo do Ensino Médio e querem saber mais sobre o curso superior pretendido ou, principalmente, para os que ainda não decidiram que carreira seguir.

Os espaços em que as feiras de exposição de profissões acontecem variam bastante. Pode ser no próprio campus universitário ou em locais dedicados a eventos de grande porte, variando conforme o número de participantes, alcance do público e outros fatores.

Com a participação de diversas universidades apresentando seus cursos, metodologias e diferenciais, essas exposições podem ser uma excelente oportunidade para quem não está totalmente decidido sobre qual carreira seguir. Uma feira de profissões pode representar a chance de entrar em contato direto com aquela carreira que parece tão atraente. É também o tipo de evento no qual estudantes indecisos podem saber diretamente da fonte — os profissionais — como é o dia a dia da atividade, quanto se ganha e muito mais.

Mais chances de acerto

Embora muitos jovens tenham a “profissão dos sonhos” em mente, quando vamos nos aproximando da realidade de encarar uma faculdade, muitas dúvidas podem surgir, como por exemplo: “Será que essa profissão é realmente o que eu quero fazer para o resto da vida”?

Por isso, as experiências trazidas nas feiras podem ser muito boas para que os estudantes tirem dúvidas sobre a realidade de cada profissão e assim, possam avaliar se realmente se identificam com essa carreira. Desta forma, também é possível saber quais cursos não são interessantes para fazer, de acordo com seu perfil, e evitar frustrar-se com a escolha da área.

Como funcionam?

Em dias previamente divulgados pela organização, o espaço destinado ao evento recebe empresas expositoras, que montam estandes e toda a infraestrutura necessária para a realização de uma feira. Nos estandes, as empresas contam um pouco da sua história, o que fazem e, evidentemente, se colocam à disposição dos futuros talentos que comparecerem ao evento.

Conhecer outras possibilidades

As feiras também podem te trazer novas descobertas como, por exemplo, conhecer uma profissão que não fazia ideia que existia. Justamente por conta disso, esses ambientes podem ser interessantes para explorar diferentes campos. Mas, para que isso não acabe gerando mais dúvidas, é importante que você tenha foco. A princípio, priorize os stands relacionados a carreira que você tem em mente, conversando com profissionais dessas áreas.

Primeiro contato acadêmico

Em muitos casos, as feiras de profissões proporcionam o primeiro contato acadêmico entre estudantes e universidades, o que é importante para que você comece a se familiarizar com esse novo ambiente. Normalmente, esses eventos também trazem professores de diferentes instituições para conversarem com os alunos sobre métodos de ensino adotados e as grades curriculares que trabalham, o que é extremamente importante para alunos decidirem em qual universidade se adaptam mais.

Quantas vezes ir à feira de profissões?

Escolher qual carreira seguir não é uma decisão simples, por isso, é recomendável que estudantes frequentem esse tipo de evento pelo menos três vezes no ano. Aliás, mesmo que você já esteja certo sobre sua profissão, é extremamente interessante continuar frequentado essas feiras, pois, elas podem ser ótimos locais para começar seu Networking profissional, inclusive, facilitando o contato com empregadores.

Reunindo todas estas informações, conseguimos perceber a importância da feira de profissões para os estudantes do Ensino Médio para que consigam sanar suas dúvidas, além de entrar em contato com o mundo acadêmico e fazer contatos para seu futuro profissional.

FONTES:

noticias.universia

Blog Carreira & Mercado

Artigo Feira de Profissões: Um Olhar Integrl ao Adolescente e sua Inserção no Mundo do Trabalho