Benefícios que a dança traz

A dança é uma atividade física alegre que traz sensação de bem-estar e estimula quem experimenta a continuar praticando. Além disso, ela como atividade física melhora a disposição para as atividades do dia a dia, podendo ainda proporcionar aumento na força muscular, emagrecimento e auxiliar no aumento da autoestima através dos movimentos realizados na dança, bem como terapia motivacional e integração social.

Ainda falando sobre os benefícios da dança, como qualquer outra atividade física, ela pode beneficiar quem a pratica com melhora da elasticidade muscular e movimentos articulares, diminuindo risco de doenças cardiovasculares, problemas como o sedentarismo e evitando a depressão.

O estilo de vida agrupa ações habituais que são refletidas nas atitudes, valores e oportunidades na vida das pessoas. Ele engloba, além do bem-estar pessoal, o controle do estresse, alimentação equilibrada, atividade física regular e o relacionamento social. Podemos perceber que a dança se encaixa em todos os pontos citados acima.

Faz parte do mundo da dança também, promover melhorias ao organismo de forma harmônica, respeitando as emoções e o estado fisiológico, desenvolvendo habilidades motoras, autoconhecimento, consciência corporal e previne o encolhimento do hipocampo, permitindo ter uma memória mais ativa.

É importante ressaltar que não adianta começar uma dança da qual não gosta apenas pelos benefícios, pois o ato de dançar está aliado diretamente com a dopamina e sensação de prazer e satisfação gerada na pessoa, o que nos diz que a dança escolhida deve agradar o praticante. Caso não saiba qual dança gosta mais, teste várias até encontrar a que mais agrada.

1- Melhora A Memória

De acordo com um estudo no The New England Journal of Medicine, ela pode aumentar a memória e o desenvolvimento de demência à medida que envelhece.

A ciência revela que o exercício aeróbio pode reverter a perda de volume no hipocampo, a parte do cérebro que controla a memória.

O hipocampo encolhe naturalmente durante a velhice, o que muitas vezes pode prejudicar a memória e levar à demência.

2- Impulsiona A Saúde Física

– Melhora o tônus e a força muscular

– Resistência e aptidão motora

– Ossos mais fortes e risco reduzido de osteoporose

– Melhor coordenação, agilidade e flexibilidade

3- Mais Equilíbrio

Um estudo fora da Universidade McGill, no Canadá, descobriu que dançar ajuda a melhorar a capacidade intelectual, o equilíbrio e a consciência espacial de quem a pratica.

Dançar requer ritmo e boa postura, então a dança frequente ajuda a manter a estabilidade motora, e a obter um melhor controle do seu corpo.

4- Melhora a doença de Parkinson

Dançar também ajuda os pacientes que sofrem da doença de Parkinson, a melhorar as habilidades motoras. (3).

Ao longo de dois anos de estudo, os indivíduos que fizeram uma aula de dança duas vezes por semana durante uma hora ao longo de dois anos, melhoraram em vários aspectos.

Como na gravidade dos sintomas motores e não-motores, desempenho em atividades diárias e o equilíbrio.

5- Melhora a Flexibilidade

Essas camadas e arabescos que as dançarinas de balé praticam não são apenas uma questão de estética.

Eles também aumentam a flexibilidade e reduzem a rigidez.

6- Reduz o Estresse

Dançar ajuda a relaxar e a trazer sensação de felicidade.

Em um estudo controlado no Journal of Applied Gerontology, os pesquisadores descobriram que dançar pode ajudar a trazer alívio para o estresse.

Dançar duas vezes na semana também pode reduzir significativamente os níveis de cortisol.

7-Diminui A Depressão

Ela aumenta a qualidade de vida e ainda cuida da saúde psicológica, melhora a autoconfiança e a autoestima de quem a pratica.

Ela levanta o seu espírito, de acordo com um estudo que testou os efeitos da dança em pessoas com depressão.

Os pacientes que participaram de uma dança de grupo otimista mostraram os menores sintomas de depressão e a maior vitalidade.

Esse benefício é valido para qualquer tipo de dança, seja em grupos, sozinho ou com um par.

8-Saúde Do Coração E Pulmão

É uma ótima atividade para aqueles em risco de doenças cardiovasculares.

As pessoas com insuficiência cardíaca que adotaram um estilo de dança melhoraram a saúde, a respiração e a qualidade de vida do coração significativamente, de acordo com um estudo italiano.

9-Ajuda A Perder Peso

A dança auxilia no controle de peso. Entediado com sua bicicleta?

Um estudo do Journal of Physiological Anthropology, descobriu que um programa de exercícios de treinamento de dança aeróbica, é tão útil para perder peso e aumentar o poder aeróbio como fazer ciclismo e correr.

 

10-Aumenta A Energia

Uma pesquisa americana descobriu que um programa de dança semanal poderia melhorar o desempenho físico, e aumentar os níveis de energia.

Além de todos os benefícios citados acima, uma aula de dança é o cenário perfeito para fazer novos amigos e se ramificar socialmente.

Manter relacionamentos positivos pode simplesmente ajuda-los a conseguir uma alimentação de verdade e realizar exercício saudáveis.

Ser socialmente envolvido leva ao aumento da felicidade, redução do estresse e um sistema imunológico mais forte.

Por isso, movimente-se e dance muito.

Alie isso a uma alimentação saudável e natural, para manter a boa saúde tanto física quanto emocional.

Fontes:

artigo Dança na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida

site dr Juliano Pimentel

artigo Os benefícios da dança para o desenvolvimento do ser humano

artigo promoção da saúde: benefícios através da dança