Leitura Antes de Dormir

A leitura é um ato prazeroso, pois estimula o desenvolvimento da imaginação, a memória e o raciocínio, potencializa a interpretação de fatos, desenvolve a capacidade de argumentação e fundamenta o saber. Além disso, o hábito da leitura pode agregar no modo como vemos o mundo, auxiliando na criação do pensamento crítico para que tomemos as melhores decisões perante qualquer situação.

O amor pelos livros e o hábito da leitura antes de dormir, não são criados de um dia para o outro, é necessário que as crianças sejam apresentadas e incentivadas pelos pais desde cedo a esse grandioso mundo mágico da leitura. Quando os pais demonstram interesse e disponibilidade, quando mostram que também tem o hábito de ler, mesmo que apenas antes de dormir, os filhos absorvem aquele ato como positivo e o fará com mais facilidade também, pois seguirão o exemplo dos pais. A disponibilidade de contar histórias todos os dias aos pequenos quando ainda não sabem ler também conta imensamente para a construção deste hábito, despertando antes mesmo de aprenderem a ler o interesse pelo conhecimento e o mundo imenso dos livros. Depois cabe à escola continuar cultivando o ato da leitura. Irá depender dos professores apresentar às crianças e, posteriormente, aos adolescentes, livros que despertem a atenção dos mesmos, inserindo os clássicos (e essenciais para os vestibulares) aos poucos.

Como todos os outros hábitos, o da leitura antes de dormir é mais fácil de manter quando estimulado desde a infância. O hábito da leitura é importante na vida de todos que almejam se destacar na sociedade de alguma forma, pois, através da leitura o indivíduo é capaz de captar e traduzir de maneira rápida as informações e de conversar sobre diversos assuntos. Este hábito criado logo cedo auxilia, inclusive, a estimular a capacidade de aprendizado.

Atualmente, a vida de todos é extremamente corrida e por este motivo a leitura acaba ficando em último plano, sendo considerada perda de tempo e substituída por outras ações consideradas mais importantes devido ao cansaço do dia. Mas, além de nos permitir adquirir mais conhecimento, este hábito permite a quem o exerce tenha destaque e melhores oportunidades, inclusive na vida profissional.

O que muitos não sabem, é que a leitura antes de dormir é uma forma muito eficaz de relaxamento. Um estudo realizado pela organização “The Sleep Council” do Reino Unido concluiu algo muito interessante. Ler entre meia hora ou uma hora antes de dormir reduz significativamente nossos níveis de estresse.

Interessante, não é?

Pense assim: você chega estressado e cansado do trabalho, mas lembra deste artigo e lê uma história com ou para o seu filho antes de dormirem. Este simples ato reduz o estresse dos dois, auxilia na criação de um laço mais forte de confiança entre pai/mãe e filho e todos dormirão melhor. São muitos benefícios para um período tão curto de tempo.

 

Para finalizar, confira 5 motivos para ler antes de dormir.

1- Ler reduz o estresse

Foi descoberto por investigadores da Universidade de Sussex, Reino Unido, que ler durante meia hora reduz o estresse em níveis superiores a outros métodos de relaxamento como ouvir música ou beber chá. Visto que o estresse é o principal fator que conduz às insônias, ler pode ajudar os que mais sofrem com este problema.

 

2- Ler em papel é melhor que ficar no celular

Segundo os investigadores, a luminosidade proveniente dos celulares, computadores ou tablets, quando é excessiva antes de dormir é bastante prejudicial ao sono. Assim sendo, a última coisa que você deve fazer antes de adormecer é ler um livro ao invés de navegar nas redes sociais.

3- Os livros vão te dar sonhos excelentes

É comum as pessoas sonharem com algo relacionado com o seu dia a dia. Quando você lê, a leitura passa a fazer parte do teu dia a dia, logo pode-se acontecer de você sonhar sobre o seu livro ou simplesmente sobre o mundo em que ele se passa. Mas se você ler antes de dormir, a probabilidade de sonhar sobre o que leu é ainda maior. Não seria excelente sonhar com as personagens e os enredos dos livros?

 

4- Transformar a leitura um hábito antes de dormir é saudável

A National Sleep Foundation, nos Estados Unidos, recomenda que tenhamos uma rotina antes de dormir, tal como ler ou beber chá. Esta rotina ajuda a “dizer” ao nosso cérebro que está na hora de adormecer.

 

5- Ler é uma maneira de dormir mais rápido

O nosso corpo precisa se acalmar antes de poder estar “pronto” para dormir. Como tal, os especialistas aconselham uma atividade calma, relaxante, que faça uma transição entre a correria diária e o sono, tal como ler.

 

Fontes:

artigo Dr. João Gallinaro

blog a mente é maravilhosa

artigo O Hábito da Leitura

blog nota terapia