A Febre dos Youtubers

Em uma época em que as crianças e os adolescentes têm fácil acesso à internet e sem se contentar somente com o que a televisão oferece, cada vez mais elas estão se tornando produtoras e consumidoras de conteúdo online.

Para gravar um vídeo não precisa de muito. A característica mais marcante dos Youtubers é a proximidade que o ambiente do quarto, por exemplo, possibilita com o expectador. O importante é estar em um ambiente que se sinta confortável, seja dentro do quarto, em algum outro cômodo da casa, ou em um país diferente; o essencial é criar um ambiente que cause a sensação de aconchego e proximidade entre as duas partes.

Esta nova profissão tem transformado muitos anônimos em verdadeiras celebridades. Porém, o que tem chamado a atenção é que a idade desse pessoal é cada vez menor, surgindo os youtubers mirins.

Como tudo o que existe, essa ‘’febre’’ de Youtubers tem o lado positivo e o negativo. Se não existir um cuidado real com as crianças, verificando o que assistem, quem seguem, o que gravam e postam, este mundo online pode tornar-se uma preocupação, pois o risco de afetar o comportamento e a personalidade da criança e do adolescente, ainda em desenvolvimento, é imenso.

Percebemos que os adolescentes e as crianças tem sido o alvo mais frequente das influências da mídia na internet por se encontrarem em pleno desenvolvimento de sua personalidade, auxiliando a moldar, positiva ou negativamente a capacidade reflexiva e o senso crítico.

Esta mudança de comportamento pode ser observada entre as gerações nos ambientes de maior convívio da criança e adolescente, junto à família, nas escolas e até nas conversas, onde os assuntos acabam pendendo para o novo vídeo de determinado canal e seus conteúdos.

A mudança da realidade que a presença do mundo online causa é perceptível na família toda, sendo as crianças e os adolescentes os percursores dessa realidade, trazendo esse novo mundo para a vida dos pais e, consequentemente, criando novos hábitos e influenciando as atividades cotidianas.

Por outro lado, a parte positiva também existe.

Canais Educativos também são uma realidade no mundo virtual. Não apenas para as crianças e os adolescentes, como para os adultos também. São locais onde os alunos podem tirar dúvidas sobre as matérias que não entenderam na sala de aula, adiantar o conteúdo da próxima aula com os vídeos, estudar para provas, descobrir curiosidades sobre determinado tema e utilizar como auxilio para prepararem-se para o vestibular, além de existir canais sobre educação financeira, dicas de viagens, curiosidades históricas sobre outros países que são alguns pontos positivos para a área da educação e cultura. A facilidade para acessar estas informações é gigantesca.

Se utilizada com critério e consciência, essa ‘’Febre dos Youtubers’’ pode ser benéfica para a criação e expansão, não apenas da criança e do adolescente como também dos adultos envolvidos.

Alguns canais interessantes:

 

Oscar Bottaro

https://www.youtube.com/channel/UCQ_DcX10alUm80M-JpWctpQ

 

Debora Aladim

https://www.youtube.com/user/deboraaladim

 

Física Fábris

https://www.youtube.com/channel/UCciJ7c6-Lzaf6jU7NKbVu7A

 

Ciência Todo Dia

https://www.youtube.com/user/CienciaTodoDia

 

Manual do Mundo

https://www.youtube.com/channel/UCKHhA5hN2UohhFDfNXB_cvQ

 

Me Poupe!

https://www.youtube.com/channel/UC8mDF5mWNGE-Kpfcvnn0bUg

 

Nilson Izaias – Papinho Oficial

https://www.youtube.com/channel/UCc5gPU-GOoiXnOgaliQjiYA

FONTES:

El Pais

Vitta Vivace

Edição do Brasil

O Tempo

Evento de Iniciação Científica

Artigo: A INFLUÊNCIA DOS YOUTUBERS NA VIDA DOS ADOLESCENTES

Youtube