Aplicativos de monitoramento de tablets e celulares

Há pouco tempo atrás, a preocupação era apenas com o tempo que as crianças e os adolescentes passavam em frente à televisão e jogando videogame, hoje, devemos acrescentar a esta lista o celular, tablet e o computador. Definitivamente é impossível imaginar uma infância livre da influência dos equipamentos eletrônicos atualmente. Por isso, os limites recomendados de utilização dessas tecnologias não param de ser revistos, bem como a maneira com que os pequenos deveriam interagir com as telas. Além disso, e como foco do assunto deste artigo, existe um ponto extremamente importante que não deve ser esquecido pelos pais. A segurança no meio online deve ser prezada. Com isso em mente, deixaremos 10 opções de aplicativos de monitoramento para aparelhos eletrônicos.
  1. Screen Time
Em junho, a Apple anunciou um novo aplicativo para controle das atividades dos filhos em dispositivos com a tecnologia iOS. Prometido para chegar ao mercado em setembro, permitirá escolher horários para uso do aparelho e ainda selecionar quais funções podem ser habilitadas ou não. Além disso, ele deve gerar relatórios sobre o comportamento virtual das crianças. Screen Time, como o nome sugere, controla o tempo gasto por seus filhos em seus tablets e smartphones. Este programa de controle de pais oferece uma avaliação gratuita de 14 dias que permite que você explore todos os recursos deste excelente sistema de monitoramento. Vamos conhecer alguns de seus recursos:
  1. Permite definir as restrições de hora de dormir e também de escola no aplicativo.
  2. Usa seu dispositivo para pausar o dispositivo do seu filho ou dar tempo adicional e ajuda você a criar uma lista de verificação dos sites que deseja que seu filho visite e aprenda.
  3. Alterar o tempo da tela enquanto você não estiver usando seu telefone.
  4. Você pode convidar e fazer parceria, administrador de pais e alterar a configuração na sua ausência.
  5. É compatível com dispositivos iOS, Android e Amazon..
  6. Impedir seus filhos de desinstalar o programa do tempo da tela.

1. KuuKla
KuuKla é um aplicativo de controle de pais para proteção de seu filho enquanto usa internet em um tablet. É muito rápido e extremamente eficaz quando se trata de instalação e monitoramento de atividades na internet. O KuuKla é estritamente para usuários de tablets Android e faz com que você observe discretamente seu uso no dispositivo. Aqui estão alguns recursos:
  1. Fácil de instalar e desinstalar no tablet Android.
  2. Você pode aprovar ou não os aplicativos para seu filho.
  3. Você pode definir uma programação Tablet-livre ou Livre-tablet para seu filho.
  4. Monitorar e limitar o tempo gasto por seus filhos na internet, mesmo quando você não está por perto.
  5. Você pode personalizar seu tablet para manter fotos familiares e vídeos fora do alcance.

1. Qustodio
Disponível para Android, iOS, Windows, Mac e Kindle, este software pode ser encontrado em duas versões. A anuidade da Premium custa de R$ 78,95 (para cinco dispositivos) a R$ 193,95 (para até 15 aparelhos). Entre suas funções estão o bloqueio de conteúdo impróprio e a possibilidade de limitar o tempo de uso do aparelho. Além disso, permite visualizar chamadas ou textos enviados por mensagem e bloquear alguns contatos. Já a versão gratuita tem funções restritas.
  1. Kaspersky Safe Kids
O software bloqueia o acesso a sites e aplicativos inadequados (selecionados pelo próprio programa ou pelos adultos) e permite configurações específicas para diferentes idades. Está disponível na versão gratuita, mas a Premium (R$ 49, licença para um ano) informa aos pais sobre postagens públicas em redes sociais e sobre o aumento do número de amigos.
  1. Abeona
Abeona é um aplicativo de controle de pais rápido e gratuito que ajuda você a monitorar as atividades de seu filho e preservá-los dos perigos da internet. É um programa de controle de pais para dispositivos Android que permite conectar-se facilmente com seus filhos e acessar o uso de seu smartphone e bloquear se necessário. Alguns recursos do aplicativo Abeona Parental Control são:
  1. Receber notificações em tempo real de qualquer aplicativo inicializado no smartphone de seu filho.
  2. Configurar várias delimitação geográficas e receber notificações quando seu filho entra ou sai delas.
  3. Verifique se o dispositivo está on-line ou não, ou está em uso ou não.
  4. Use o navegador Android ou Chrome para rastrear sites visitados pelo seu filho.

1. Youtube Kids
A plataforma dispõe de um app (para Android e IOS) que seleciona, por algoritmo, o conteúdo indicado para o perfil de cada criança. Nas configurações, os pais podem definir um limite de tempo para que os filhos acessem o aplicativo e, se desejarem, também podem desligar a pesquisa.
  1. Chrome
O navegador do Google dispõe de uma função de controle de pesquisas para crianças, que filtra conteúdo adulto. Para ativá-la, entre na página de “Configurações de Pesquisa” e marque “Ativar o SafeSearch”.
  1. Nos celulares Android
Em aparelhos com esse sistema operacional, é possível restringir os aplicativos, filmes e músicas que podem ser baixados. Para isso, basta entrar na Play Store, ir em “Configurações” e, então, em “Controle dos pais”. Aqui você pode determinar a faixa etária dos apps e filmes que estão liberados para as crianças e ainda bloquear músicas com letras impróprias.
  1. Netflix
Permite cadastrar diferentes usuários e libera o conteúdo de acordo com o perfil de atividade de cada um deles. A versão Kids filtra os vídeos e séries contraindicados para crianças.